cover
Tocando Agora:

Pete Townshend comenta o domínio da inteligência artificial na indústria musical

IA

Pete Townshend comenta o domínio da inteligência artificial na indústria musical
Pete Townshend comenta o domínio da inteligência artificial na indústria musical (Foto: Reprodução)

Em 30 de novembro de 2022, a OpenAI lançou o ChatGPT: um chat que usa inteligência artificial para fazer em questão de segundos (e com uma qualidade impressionante) todo tipo de coisa que humanos especializados levariam muito mais tempo. Com isso, no começo do ano seguinte, já era um dos assuntos mais populares do planeta, e já gerava o receio de que substituiria não só muitos profissionais, como muitas profissões.

Na indústria musical, é cada vez mais comum o uso da inteligência artificial. Até a música nova dos Beatles, "Now and Then", fez uso dela. A coisa já escalonou ao ponto de o Grammy já ter mudado suas regras para barrarem musicas feitas exclusivamente por IA. Grandes compositores como Sting, Noel Gallagher e Billy Corgan já demonstraram seu temor de que essa tecnologia em um futuro muito breve torne a música muito pior.

Em recente entrevista para o podcast Broken Record, Pete Townshend se mostrou dividido em relação à inteligência artificial. Se por um lado ele mostra otimista pelas formas como ela nos auxiliará, por outro lado, teme a forma como ela caminha a passos largou para dominar a indústria fonográfica.


Comentários (0)